comércio

Feriado de Dia da Criança deve registrar recorde de lojas abertas em Santa Maria

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

Desde a aprovação da abertura do comércio em feriados, durante a última Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) de Santa Maria, realizada em abril, este Dia da Criança será o feriado com mais lojas abertas na cidade. Para além das mais de 220 empresas em shoppings, desta vez, pelo menos 92 estabelecimentos do comércio de rua também vão funcionar. Os números consideram os empreendimentos que aderiram até às 16h30min desta sexta-feira, conforme informado pela assessoria do Sindicatos dos Lojistas de Santa Maria (Sindilojas).

76ª Romaria começa a ganhar forma no Parque da Medianeira

O presidente do Sindilojas, Ademir José da Costa, diz ainda não poder precisar os motivos para a adesão recorde registrada neste feriado, mas destaca alguns fatores:

- Acredito que seja porque as vendas aumentaram muito durante a semana, porque teve um aquecimento na comercialização. Outra coisa que motivou a abertura é o horário. Todo mundo pode abrir seu estabelecimento a hora que quiser, mas fizemos uma combinação para que a maioria abra das 9h às 17h, como se fosse um dia normal.

Além destas razões, a presidente da CDL, Marli Rigo, também atribui a mudança ao trabalho corpo à corpo feito pelas duas instituições, CDL e Sindilojas, junto aos lojistas, para incentivar a cultura de compra e venda também em feriados. Para além dos empreendedores locais, ela comemora o funcionamento de lojas maiores:

- Desta vez, muitas redes aderiram. Em outras campanhas, muitas vezes, elas não abriam no feriado. E, agora, com tantos estabelecimentos abertos a gente também espera que isso motive mais as pessoas a saírem às compras.

Feisma já vendeu mais de 95% dos estandes

Essa também é a expectativa do presidente do Sindicato dos Comerciários, Rogério Reis. Ele explica que as regras estabelecidas durante a última CCT, que aprovou o funcionamento do comércio em até 10 feriados durante o ano, tem sido cumpridas. Segundo Reis, o trabalho do sindicato neste momento se concentra em orientar quem está entrando no sistema de abertura em feriados pela primeira vez e ainda tem dúvidas sobre como proceder:

- Com essa abertura do comércio aprovada na CCT nós esperamos ter no ano que vem mais êxito nas negociações salariais, durante a próxima convenção coletiva, conjectura ele.

 Além do cidadãos santa-marienses, as entidades esperam registrar bons resultados também com a vinda de pessoas da região para passar o feriado na cidade pólo. A expectativa dos três dirigentes consultados é que, com o resultado positivo esperado no sábado, os próximos feriados contem com um número ainda maior de lojas abertas.

*Colaborou Chaiane Appelt

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Governo discute novas linhas de créditos para caminhoneiros

Próximo

76ª Romaria começa a ganhar forma no Parque da Medianeira

Economia